Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Vie En Rose

LifeStyle Blog | Por Raquel Teixeira

04
Jun15

DIY#1 | Era uma moldura, agora é um espelho!

O DIY (Do It Yourself) que vos quero mostrar hoje, fi-lo faz muitos, muitos anos, contudo vou tentar mostrar-vos com o maior detalhepossível a forma como o fiz!

Tal como está no título do post, o que fiz foi transformar uma moldura simples num espelhocolorido e que se identificasse mais com o meu quarto e comigo.

Este foi o resultado!

1. Comecei por escolher o tipo de moldura  que mais se adequava ao que eu pretendia –neste caso uma moldura em tom claro, sem recortes e sem verniz (para facilitara pintura) e com uma medida aproximada de X x Y cm.

2. Retirei o vidro da moldura (neste caso não passei lixapois a moldura já era matte e nãotinha verniz, contudo caso a vossa moldura seja brilhante, será convenientepassar uma lixa fina apenas para alisar e uniformizar a textura da vossa basede trabalho). 

3. Com um lápis, desenhei linhas verticais comaproximadamente 1 cm de distância entre elas (aqui podem escolher o tipo delinhas que quiserem, horizontais, diagonais, bolinhas…fazem como gostarem e como tamanho que seja do vosso agrado).


4. Escolhi as cores que queria utilizar, e neste caso comoutilizei guache simples (aquelas embalagens tradicionais com cores primárias é suficiente mas se tiverem uma com mais cores, melhor!!)tive de misturar as tintas de modo a obter as cores que pretendia.

5. Pintei tudo seguindo as linhas a lápis que fiz e depoisde seco (a gauche seca super rápido), passei mais uma a duas camadas para ascores ficarem bem evidenciadas. Para “disfarçar” os limites das linhas de coresdiferentes utilizei uma tinta de relevo dourada e desenhei as linhas (umas maisdireitinhas que outras).

6. Com essa mesma tinta de relevo decidi criar outros efeitos noscantos da moldura e ainda colocar uma borboleta com purpurinas, apenas para darum toque mais feminino.


7. É claro que para ser um espelho, esta moldura terá deter…um espelho! Eu mandei fazer o meu espelho à medida do vidro que a molduratrazia numa loja que vende vidros, caixilharia, molduras, etc. Com o espelho jápronto foi só colocar tal como se fosse o vidro da própria moldura e apertarcom os ganchinhos da parte de trás da moldura (caso se sintam mais segurospodem sempre colocar no rebordo do espelho/moldura um pouco de cola quente oucola de contacto).


8. Por fim é só definir muito bem o centro da moldura e colocarum gancho para depois pendurar o espelho na parede!

Prontinho! Agora é só pendurar e usufruir!


Deixo-vos ainda um outro exemplo bem simples que é:

Estas eram duas molduras antigas que eu tinha quando o meu quartoestava em tons mais frios (nomeadamente em azul) e que pintei com a ajuda de umpedaço de esfregão da loiça.

1. Limpei a moldura muito bem e retirei o vidro (no vossocaso se acharem necessário podem passar uma lixa fina para uniformizar).
2. Preparei a tinta com a cor a gosto.
3. Com um pedaço de esfregão da loiça molhei na tinta eapliquei na moldura com batidas leves (para ficar com o efeito pretendido).Nesta passo se quisermos ter como pano de fundo uma cor diferente da molduraoriginal, devemos aplicar essa mesma cor anteriormente. Por exemplo, neste casoem concreto, eu poderia ter feito um fundo branco que iria realçar muito mais oefeito do esfregão e da cor.
4. Depois de seco coloquei umas missangas no canto superiorpara dar um realce e um toque um pouco mais elaborado. Coloquei a cola, fazendoo efeito ziguezague pretendido e espalhei uma boa dose de missangas por cima.Deixei secar e depois foi só retirar o excesso.
5. Coloquei o vidro e a fotografia!

Prontinho!



Espero ter sido útil e que vos tenha dado uma ideiaengraçada para um DIY rápido e que implica a utilização de pouco material e poucotempo. Já sabem, partilhem connosco os vossos DIY e sejam imaginativos!Facebook, Instagram e Pinterest. Hashtag #blogaddictedto