Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Vie En Rose

LifeStyle Blog | Por Raquel Teixeira

La Vie En Rose

LifeStyle Blog | Por Raquel Teixeira

Hoje é dia do Enfermeiro!

Yeahhh hoje é dia do Enfermeiro!!!
Voltando um pouco atrás(e tentando parecer que não precisei de pesquisar para saber esta informação) oDia Internacional do Enfermeiro foi escolhido para ser comemorado à data dehoje (12 de Maio) em homenagem a Florence Nightingale considerada, a nível mundial,a mãe da Enfermagem Moderna (diz que a senhora nasceu neste dia em 1820). 
A meu ver a Enfermagem é uma profissão apaixonante eclaramente muito mas muito exigente! 

Digam-me de vossa justiça senhoras esenhores enfermeiros!!!

O que faz, para mim, desta profissão apaixonante é que para alémdaquilo que se vê diretamente que é o auxílio aos utentes e o apoio aosmédicos, também existe um lado relacionado com a preocupação com a satisfação dos utentes, a promoção da saúde, do bem-estar e do conforto, a prevenção de doenças, apoio aos idosos, crianças... é todo um mundo à volta desta profissão.

Podemos ainda dizer que os enfermeiros estão espalhados portodo lado (em contexto de piada, se quiserem saber onde encontrar um enfermeiro para o convidarem a sair e a beber um gin, continuem a ler este post). Temos enfermeiros nos serviços de urgência, nos blocos operatórios, na emergência hospitalar, na reabilitação, nas unidades de cuidados intensivos, nosserviços de maternidade, pediatria, geriatria, na saúde mental, nos cuidadoscontinuados e paliativos, nas escolas, em centros de repouso, nas missõeshumanitárias... no fundo eles estão por todo o lado!

O que eu realmente mais admiro nestes profissionais é o seu poderde decisão, a sua sensibilidade e a capacidade de concentração que têm de terdurante a sua tarefa. Eles têm de fazer diagnósticos rápidos e "acertados" de modo a ter em consideração, muitas das vezes, apenas as informações dadas pelos pacientes tendo em conta a palavra do próprio e os sinais visíveis ou detetáveis. Para mim é aqui que entra muito a sensibilidade de cada enfermeiro para compreender aquilo que porvezes é invisível até ao próprio utente... pois um simples gesto ou um piscar deolho pode ser uma importante fonte de informação! Osenfermeiros lidam ainda diariamente com os paralelismos da vida, nomeadamente com a alegria do nascimento, com a força dequem quer vencer a doença e com a tristeza da morte de um paciente… e têm de no final doturno ser fortes o suficiente e ir para casa e deixar o trabalho no local detrabalho sem deixar que o mesmo afete a sua vida pessoal e familiar (não sei se será algo fácil ou se vão aprendendo com o tempo mas eu realmente admiro isso!).


Confesso que no outro dia fiquei a saber quanto ganha em média umenfermeiro (digamos que no inicio da carreira…até 3 ou 4 anos de experiencia eno público) e fiquei triste… eu já sabia que a geração do 87 para cima tem umamédia de salário bem baixa mas… na saúde? Já para não falarmos dos inúmeroscasos de turnos onde um único enfermeiro faz o trabalho que seria para doisou três! De que forma poderão os doentes ter o nível de cuidado e dedicação quemerecem e precisam? É humanamente impossível para estas pessoas… sim, osenfermeiros são pessoas! Eles também sentem cansaço, têm família e contas parapagar! É uma utopia pensar que os enfermeiros são uns seres especiais!

Faz uns meses fui à urgência e por coincidência assisti à mudança de turno e posso dizer que a passagem de informação entreenfermeiros durou pelo menos cerca de 30 minutos (tempo que estive no corredorà espera), durante esse tempo o colega transmitia a informação ao outro de cada doente que estava em maca! Enquanto isso uma grande parte gemia,gritava, tinha vómitos, queixava-se…e eu confesso, foi ai que percebi que é preciso ter realmente estomago para ir para ali todos os dias e dizer que gostam do que fazem, eu não conseguia!

Dada a minha opinião desta preciosa profissão resta-medesejar-vos um ótimo dia e transmitir-vos uma enorme energia positiva paraencararem mais um turno!!!  


Deixo-vos ainda algumas imagens para alegrar o vosso dia ou para partilharem com os enfermeiros que conhecem!




(Imagens retiradas do Pinterest)

Se conheces ou és um caso em concreto de enfermeira(o) que saiu de Portugal para trabalhar em outro país, se estás feliz no país que te acolheu e se tens peripécias engraçadas para contar, envia a tua história para o e-mail blogaddictedto@gmail.com e partilha connosco toda essa experiência! Tenho a certeza de que haverá muitas pessoas a beneficiar com o teu feedback, com a tua força e as tuas dicas! Atreve-te!
   

Sobre mim

Perfil
Raquel Teixeira | 29 | Food Engineer | Quality Management
-------------------------------------
lavieenrose321.info@gmail.com
-------------------------------------
Parcerias|Imprensa|Sobre o Blog

Instagram

Zomato

Vê a minha história gastronómica na Zomato! Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Shop

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D