Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Vie En Rose

LifeStyle Blog | Por Raquel Teixeira

La Vie En Rose

LifeStyle Blog | Por Raquel Teixeira

Vamos falar sobre "pipis" e verão? 8 Dicas para evitar infeções urinárias

Hoje partilho contigo um tema bastante pessoal e íntimo...infeção urinária!!! Quem já teve uma infeção urinária que se acuse! E duas? Três? Que horror!! Que desconforto!! Que treta!! Que m****!!

 

Seja por que motivo for, todas nós já tivemos uma infeção urinária mais ou menos grave ou pelo menos sintomas iniciais de infeção e aposto que concordas comigo... é horrível!

Ardor, comichão, dor intensa, vontade constante de fazer xixi.... arrrghhhhh!!! 

Lactacyd_infeção_urinárias_sintomas_evitar_dica

De uma forma muito prática, as infeções urinárias surgem devido à invasão e multiplicação de bactérias que posteriormente atingem a bexiga e/ou os rins (a pior de todas que tive atingiu-me os rins e foi h-o-r-r-í-v-e-l!) e provocam a inflamação destes órgãos. Estas malditas bactérias podem pelos mais diversos motivos proliferar e causar-nos uns terríveis dias de agonia e desconforto!

 

Como já sofri bastante com "isto das infeções urinárias", fui adquirindo vários hábitos para prevenir o aparecimento de infeções urinárias e achei que seria útil partilhar algumas das dicas que funcionaram comigo. Assim sendo:

 

1. Permanecer demasiado tempo sem fazer xixi! Pois isto não pode acontecer, meninas!! Ou pelo menos não pode acontecer de forma recorrente! O facto de não expelirmos a urina faz com que as bactérias "subam" pela uretra e cheguem à bexiga com maior facilidade! Consequência? Infeção urinária!

2. Constipações / Intoxicações alimentares / Episódios de diarreia ou fezes moles. Devido à anatomia feminina, as bactérias do trato gastrointestinal têm facilidade em migrar para a uretra pois estas zonas estão muito próximas. A melhor forma de evitar este tipo de contaminações é ter cuidado na limpeza daquelaaaaa área, nomeadamente limpar sempre da zona do pipi para a zona do rabiosque (isto é, de frente para trás) e higienizar estas zonas com um produto adequado a zonas íntimas (ex. Lactacyd).

3. Apesar de não ser muito romântico o que vou dizer, a verdade é que o ato sexual constitui um factor de risco para a ocorrência de infeções urinárias. Durante a atividade sexual podem ocorrer microfissuras na zona da uretra e isso permite a aderência de micoorganismos e consequentemente a sua proliferação. A melhor dica que vos posso dar, e esta foi uma amiga que me deu, é depois do ato sexual, fazer xixi! Bastam umas gotinhas para expulsar aqueles microorganismos mais atrevidos! Depois é só fazerem a vossa higiene normal. 

4. Cuidado com os preservativos/espermicidas! Os espermicidas alteram a flora vaginal e em alguns casos tornam esta zona mais suscetível à proliferação de microorganismos. A solução é optar por preservativos com espermicidas ou lubrificantes mais naturais. 

5. Beber pouca água durante o dia faz com que tenhamos menos vontade de fazer xixi, consequentemente não expulsamos o xixi e adivinhem lá o que acontece...as "sacaninhas" das bactérias sobem até à bexiga e fazem a festa!!!

6. Utilizar durante muitas horas pensos higiénicos facilita o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até ao nosso sistema urinário e provocar assim uma infeção urinária. O ideal é trocar o maior número de vezes possível e ter sempre em conta o fluxo menstrual. 

7. O uso de roupas muito justas nos períodos de maior calor e permanecer durante muito tempo com o biquíni molhado pode causar irritações e alterações na flora vaginal. A melhor opção é escolher peças mais leves e fluidas como saias e vestidos, que ajudam a zona íntima a respirar bem como roupa interior de algodão (esta foi uma das dicas que mais me ajudou). Quanto ao biquíni molhado... se és daquelas que tem 100 biquínis e apenas 22 dias de férias... aqui está uma ótima desculpa para trocares de biquíni pelo menos 4 vezes por dia!! 

8. Esta dica é muito importante, é mesmo das MAIS IMPORTANTES! Se usamos mil e um produto diferente para o cabelo, esfoliante para o corpo, gel de duche, creme de duche, gel de limpeza facial, etc, etc, porque razão devemos ignorar a nossa zona íntima e usar o mesmo produto que usamos para lavar por exemplo os braços! Será a limpeza do pipi requer o mesmo tipo de cuidado que a limpeza dos braços? Serão estas zonas equiparáveis? Eu acho que não!! Na higiene diária devemos sempre, SEMPRE, sempre optar por produtos líquidos íntimos femininos pois este tipo de produto é enriquecido com ácido láctico natural que respeita o pH da tua flora vaginal. Quando o pH da nossa flora vaginal não está equilibrado esta zona fica alterada e isso manifesta-se através de maus odores, secreções, falta de lubrificação, comichão, ardor e consequentemente com infeções urinárias. Para mim o melhor produto de higiene íntima para uso diário é mesmo o Lactacyd, uso faz imenso tempo, tem um odor muito suave, é fluido e muito agradável. Ao contrario de outros produtos este não arde e confere uma boa hidratação. O que utilizo chama-se Lactacyd Íntimoé próprio para uso diário e ótimo para o período de menstruação. Para além desta gama existem outras especialmente pensadas para diferentes sintomas e situações pontuais. Se tiveres curiosidade visita o site da marca, passa por uma farmácia ou aproveita e faz uma visita ao teu ginecologista! 

Lactacyd_infeção_urinárias_sintomas_evitar_dica

Esta são as dicas que resultaram comigo e espero sinceramente que te sejam úteis também! Se tiveres outras dicas ou boas práticas deixa nos comentários pois vou gostar de saber. 

Sobre mim

Perfil
Raquel Teixeira | 29 | Food Engineer | Quality Management
-------------------------------------
lavieenrose321.info@gmail.com
-------------------------------------
Parcerias|Imprensa|Sobre o Blog

Instagram

Zomato

Vê a minha história gastronómica na Zomato! Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Shop

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D