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La Vie En Rose

LifeStyle Blog | Por Raquel Teixeira

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Workout#1 | Este sol já pede uma perninha à mostra!

Para todos aqueles que fizeram gazeta ao exercício físicodurante os últimos meses e que agora com este solinho querem voltar a usar um “shorxtinho” e mostrar a pernoca ou abarriguinha, aqui ficam algumas dicas para vos ajudar a ganhar motivação paracomeçar a praticar exercício físico (ou voltar a praticar)!

Para quem já fazia exercício físico e parou, nunca o deveriater parado pois o exercício físico deve ser encarado como algo natural na nossavida e como tal deve ser incluído na nossa rotina seja ela diária ou apenas aofim-de-semana e não sazonalmente!!


Assim, para ajudar na motivação devemos:
  • Encontrar um local idealpara a prática de exercício. Aqui podemos considerar locais como ginásios, jardins,praias, ginásios ao ar livre e até mesmo a nossa casa! O local onde praticamos exercício tem um papel decisivo para motivar e é nesse sentido que éimportante encontrar uma localização que seja conciliável com a nossa rotina e ondeseja possível realizar as atividades que pretendemos (seja correr, caminhar, dançar,praticar uma arte marcial, etc…) e nos sintamos bem.  


  • Estabelecerobjetivos. O que sugiro para este tópico é elaborarem uma lista com os objetivos a quese propõem tal como se tratasse de um contrato, imprimir, assinar e afixar o dito cujo nofrigorífico ou na porta de casa! Desta forma teremosum compromisso formal com a nossa pessoa que não podemos deixar ficar mal (para além de que batemos todos os dias com os olhos no maldito papelinho!). Nessalista deverão constar os objetivos pretendidos a alcançar com os treinos bemcomo as metas temporais, por exemplo: caminhada rápida de 5km em 40 minutos (atéao final do próximo mês); correr 4km em menos de 30 minutos (até ao final dopróximo mês); correr dia sim, dia não durante todo este mês); conseguir fazer15 flexões sem joelhos; fazer 3 séries de 20 abdominais todos os dias; fazer 3séries de 20 agachamentos todos os dias; perder 2 kg até ao próximo mês; etc… émuito importante que os objetivos sejam realistas para ser possível alcançaremos mesmos e sentirem o sabor da vitória!
  • Ter alguém paratreinar connosco. Neste tópico podemos estar a falar de um PersonalTrainer, de umamigo ou grupo de amigos que gostam ou têm o mesmo objetivo, do vosso namorado(a) ou até do vosso animal de estimação. Marcaruma hora com um treinador ou com um colega é um compromisso acrescido onde onosso subconsciente quase nos “obriga” a comparecer mesmo que seja contra anossa vontade. Já com o namorado(a) fomenta o contacto físico e a cumplicidade para além de que passamos tempo de qualidade com a pessoa de quem gostamos!

  • Divertirmo-nos epassar tempo com nós próprios. É verdade que existem muitas atividadesmenos simpáticas de fazer mas que são necessárias para cumprir o objetivoestabelecido, contudo podemos sempre misturar algumas mais divertidas ou entãoarranjar forma de esta se tornar menos aborrecida. O iPod ou mp3 é uma boaalternativa para tal basta fazer a seleção das músicas de que mais gostamos, quesejam ritmadas e enérgicas assim transformamos uma atividade mais aborrecidanum momento de pura satisfação e cantoria. É realmente importante perceber queo tempo que investimos no treino é exclusivamente nosso! O tempo que achamosque está a ser desperdiçado numa corrida, numa aula ou nas máquinas do ginásioé um tempo que estamos a gastar para nos a libertar do stress, libertar a mente e até podemos desanuviar rindo da figurinhade pé de chumbo que fazemos nas aula de zumba…pouco importa pois este tempo énosso!

  • Procurar inspiração.O que não falta por ai são facebook einstagram de malta que decidiu apostarnuma vida mais saudável e nada melhor que cuscar as suas redes sociais para nosinspirarmos um pouquinho. Seja inspiração para novos tipos de exercícios, novasmodalidades, novas receitas ou até mesmo novos locais para a práticadesportiva. Existem ainda algumas revistas e blogues que são ótimos recursospara encontrar exemplos de pessoas que estabeleceram objetivos e metas e que conseguiramos resultados a que se prepuseram.

  • Trapinhos eacessórios novos. Aahhahah digam lá que quando compram uns ténis novos, umascalças ou uma t-shirt para desporto não vos dá uma vontade súbita de fazer exercíciofísico? A mim dá! Uma boa motivação, tendo em conta a vossa carteira obviamente,é adquirir alguma peça desportiva ocasionalmente (um top, um soutien dedesporto, uns calções, umas meias de compressão, uma bolsa para o iPod/mp3/telemóvel/chaves,etc., garrafinha para a água, vale tudo!).
  • Sentimento pós-treino. Eu confesso, e atire a primeira pedra quem nunca sentiu o mesmo, depois defazer exercício sinto logo que já estou mais firme, com abdominais e com o bícepe muito maior (mesmo que não tenha trabalhado braços). Eu sofro de uma doença quese chama “pego-músculo-muito-rápido” (ahahaha). É verdade que durante o treino transpiramosbastante, ficamos com os músculos doridos e pensamos mais de uma vez em arrumaras coisinhas e ir para casa mas, quando o treinoacaba, tomamos um banho quentinho e záááásque começam os músculos a aparecer e a celulite a ir embora e começamos deimediato a sentir o nosso corpo muito mais saudável, a mente tranquila e osentimento de dever cumprido. No final de um treino sentimo-nos mais saudáveis,ágeis, divertidos, de bom humor, com tudo no sítio e a longo prazo começamos asentir melhorias ao nível da regulação do sono, saciedade, força muscular esobretudo que conseguimos cumprir os objetivos a que nos propomos!


Espero ter sido útil e quem sabe um dia combinamos um treino em conjunto! Fica a dica!

Se este post tiver servido de motivação/inspiração para irem dar uma corrida, inscreverem-se no ginásio ou apenas fazer alguns exercícios mesmo no chão da vossa sala partilhem no Facebook do blog e no Instagram pois nós vamos gostar de saber! Utilizem o hashtag #blogaddictedto

(As imagens sem identificação do blog foram retiradas do Pinterest)
Bons treinos!


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Raquel Teixeira | 29 | Food Engineer | Quality Management
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